Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Metamorfose Profissional -- 04/03/2003 - 15:06 (Déver Donizetti Resende) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vinte, trinta, quarenta anos... Na mesma profissão. Na mesma empresa. Havia pouco tempo mudar de profissão era uma solução extrema, - pois, não tínhamos opções ou alternativas para mudanças, só tomada apenas em último caso, diante da completa falta de emprego. Hoje, o medo de seguir rumos totalmente diferentes daqueles traçados no início da carreira passou. É cada vez mais comum as pessoas diversificarem o leque de atividades por causa das constantes transformações do mercado de trabalho e as novas tecnologias. Por isso, a preparação para buscar oportunidades nas mais diversas áreas deve começar desde cedo.

Muitos especialistas explicam que até a década de 80 a regra era escolher uma profissão, conseguir um bom emprego e seguir a carreira na mesma empresa. As pessoas procuravam segurança e estabilidade. Mas esse comportamento tornou-se basicamente uma raridade. Hoje permanecer na mesma empresa por muito tempo é exceção.

Muitos fatores contribuem para essa mudança no comportamento profissional. O principal deles é a incerteza sobre o futuro das organizações. Devido as grandes mudanças, provinetes da famosa globalização, das destabilização da economia mundial, especulações econômicas, efeitos de guerras entre os USA com outro qualquer, - ex. USA X IRAQUE.

Hoje você pode estar estar em uma companhia renomada e, de uma hora para outra, receber a notícia de que amanhã a corporação vai fechar as portas.

Apesar dos comprovados benefícios no trabalho, a tecnologia também exerce o papel de vilã ao eliminar funções e criar outras novas. Muitas carreiras estão sofrendo metamorfoses. São profissões como a de torneiro mecânico, vendedores, caixa de banco, dentre outros, que comprovam as interferências da informatização. Nunca se sabe quando o mercado pode inventar uma maneira melhor de fazer o que a pessoa faz.

Outros aspectos que o mercado está exigindo e indica é a necessidade de cada trabalhador ampliar os horizontes profissionais são a longevidade, o desemprego e a competição por uma vaga. Não há mais espaço para pessoas resistentes à mudanças. São bastante diversificadas as concorrências no mercado.

Imagine que você é dono de uma empresa. Precisa aumentar o faturamento, estar em dia com a tecnologia, desenvolver um planejamento e acompanhar os segmentos mais promissores do mercado. O profissional completo deve controlar a própria carreira como se fosse um negócio.

Portanto, não perca tempo e antecipe-se às mudanças. Dê o primeiro passo conhecendo as próprias aptidões e habilidades. Assim, você poderá saber em que áreas seus talentos ganharão destaque. A sua profissão pode ser uma competência para outras atividades interessantes.

Acompanhar os passos do mercado e as novas tendências, segundo os dois consultores, deve fazer parte da rotina de qualquer profissional. Boas ferramentas para descobrir carreiras criadas todos os dias, e outras que simplesmente deixam de existir, são os sites da Internet, as revistas e os jornais. Dessa forma será possível prever as profissões que serão valorizadas no futuro e preparar-se antes para se encaixar nesses mercados. Pare e pense em que lugares precisarão de alguém com as suas características.

Outra boa dica é dedicar parte do dia e do salário ao aprimoramento em relação às novas tecnologias, formação profissional e assuntos gerais. Uma pessoa focada em apenas uma atividade corre o risco de se tornar obsoleta. Portanto, mãos à obra. É preciso estar alerta porque a qualquer momento pode aparecer uma chance melhor em outra área.


PONTO DA METAMORFOSE

Faça uma reserva de capital para suprir suas necessidades básicas durante nove meses de desemprego no mínimo

Pesquise diariamente novas oportunidades de emprego. É assim que você saberá as áreas que estão despontando no mercado

Familiarize-se com as inovações tecnológicas para não ficar obsoleto num mercado a cada dia mais digital

Seja flexível. Procure ampliar o seu leque de conhecimento e de especializações. Desenvolva uma visão mais abrangente de si mesmo e do mundo

Mude de carreira antes que seja necessário. Não deixe que uma situação drástica, como o desemprego, pegue-o desprevenido. Fique de olho nas tendências do mercado e prepare-se

Elabore um planejamento para sua carreira e revise-o sempre

Lembre-se de que a responsabilidade pela carreira é um compromisso seu. Portanto, seja honesto consigo mesmo e comece agora a cuidar da carreira como você cuidaria da sua empresa

Reserve no mínimo duas horas diárias para estudos e atualização

Conheça as próprias habilidades e aptidões para ter sempre à mão outras alternativas de profissões. Ouse, estimule a criatividade.

E MUITO SUCESSO, PROFISSIONAL!!!!!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui